Links para leituras a cerca do que é o “capacitismo”
Este texto é uma adaptação de uma thread, o tal do fio, que fiz no meu Twitter e achei melhor deixar aqui arrumadinho caso alguém tenha interesse em compartilhar em outras redes.
Tenho visto muitas cartilhas dando dicas sobre como não ser capacitista, o que é ótimo (!!!), mas nenhuma explicando o que é. A discussão do que se trata, para mim, é anterior e também necessária para que uma pessoa reconheça, por si só, uma atitude capacitista .
“Ah mas é só procurar saber!”, alguns dizem. Ok! Também existe a nossa parte nisso, mas sabemos que nem sempre pesquisamos e esse pensamento não é óbvio para todo mundo. Quando puderemos agilizar o acesso a informação, façam isso, ainda mais quando se trate de um assunto tão pouco falado em sociedade!
Dito isto, seguem algumas indicações de leituras para quem quiser se inteirar mais do tema:
- “O que é capacistismo?” — excelente texto da Jornalista Leandra Migotto Certeza, baseada em sua vivência. Nele a autora aponta a discriminação dupla que uma mulher com deficiência sofre: capacitismo e gênero;
- O artigo “Capacitismo”da Cientista Social Letícia Rodrigues Ferreira Netto;
- Neste texto, “O que é capacitismo?”, da Antropóloga Anahi Guedes de Mello — onde a autora aponta a origem da campanha “#écapacitismoquando” nas redes sociais;
- Em “Desigualdades, gêneros e comunicação”, (2019), a antropóloga Anahi Guedes de Mello explica em um tópico bem didático a origem do termo termo no Brasil — a partir da página 125.
- “GUIA DO JORNALISMO INCLUSIVO”, elaborado pelo portal talentoincluir.com.br, cartilha em PDF. Download em: https://talentoincluir.com.br/downloads-antigo/
Por enquanto, é isto! Conforme minhas leituras sobre este tema forem avançando, atualizo o texto!
E procurem também saber mais sobre isso. O capacistimo, assim como qualquer outra forma de preconceito e discriminação, se manisfesta em suas mais variadas formas!